segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Prevenção






São dois os sentimentos muito comuns em uma família cristã diante da notícia de uma gravidez inesperada na adolescência. Primeiro, por parte dos pais, um sentimento de fracasso. Eles entendem que sempre fizeram o melhor e esclareceram este assunto aos seus filhos, portanto uma gravidez neste período nunca iria ocorrer.

Como esses pais se sentem ao saber da gravidez, e como reagem?
 
Mãe: primeira coisa cai no choro. Culpa a si mesma.  Fica sem saber o que fazer. Acha que perdeu afilha e que não pode fazer mais nada.
 
Pai: Costuma ficar furioso com o namorado dela por ter posto as mãos em sua filha. Bravo com ela por ter caído numa situação dessas.  E com raiva de si mesmo.
 
Por parte dos filhos existe um sentimento de vergonha e medo. Vergonha por decepcionar os pais e medo diante do futuro. O que será de mim agora? Os meus sonhos e planos como ficarão? Veja o que uma adolescente descreveu:
 
Demorei em contar aos meus pais que estava grávida. A solidão era grande, e eu precisava conversar com alguém. Eu tinha medo da reação deles. Achava que iam jogar na minha cara.
 
Existem maneiras para evitar situações como esta? Com certeza, e a grande resposta encontra-se dentro de casa, no núcleo familiar. A chave é a comunicação entre os pais e o adolescente. A maioria dos adolescentes relata que não consegue falar sobre sexo com seus pais. Tudo o que aprendem sobre o tema é na escola e meios de comunicação, principalmente a Internet. Sabemos que algumas igrejas também falham ao excluir o assunto de seu contexto, como um tabu, onde a palavra sexo é proibida de ser pronunciada.
 
A conversa e informação dada em casa faz o adolescente se fortalecer e conseguir enfrentar a demanda do mundo. A insegurança não o levará a querer experimentar qualquer relacionamento que aparecer em sua frente. E quando esta informação é baseada na Palavra de Deus, o Espírito Santo é o próprio professor que irá fortalecer as palavras dos pais no caráter de seus filhos.
 
Portanto, melhor do que pensar em “minha reação” diante da gravidez na adolescência, é importante pensar em uma prevenção, melhorando a comunicação entre pais e filhos. Fortalecendo o vínculo de confiança e dando liberdade para o adolescente se expressar dentro de casa, em um local seguro, e não somente no contexto secular onde o sexo é visto de forma deturpada. 
 
   “Projeto T-amar ensinado você se prevenir de um grande erro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário