quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vai ficar longe do seu filho?

Bom, é com coração apertadinho que digo que mais uma vez vou ter que ficar longe do meu pequeno por pelo menos um mês.

Enfim... Mas tenho certeza que vai dá tudo certo!

Estava lendo um artigo até que vi esse falando sobre ficar longe dos filhos e gostaria de compartilhar com vocês porque achei muito interessante!

Espero que gostem:)



10 Dicas pra tudo dá certo!

1 – SEMPRE DIGA A VERDADE
Dizer, por exemplo, que só vai até “ali” fazer uma coisinha e, na verdade, demorar horas para voltar, pode causar frustrações nas crianças e retardar o processo de aceitação. Assim, cada despedida vai se tornar um problema. E, sim, essa comunicação tem que acontecer desde bem pequenos: mesmo que eles não entendam completamente.

2 – CONTROLE SUA ANSIEDADE
O momento da despedida, no geral, é mais difícil para os pais do que para a própria criança. Cuide para que sua angústia e insegurança não reflitam diretamente no seu filho. Pais inseguros geram filhos inseguros. Esteja certa de que a pessoa com quem você deixará seu filho ou a escola que escolheu transmitam conforto.

3 – NÃO SAIA DE FININHO
Sair à francesa pode fazer com que a criança demore a se adaptar à ausência dos pais. Esse tipo de atitude pode, segundo especialistas, produzir crianças inseguras e medrosas. Diga sempre “tchau”, mesmo que sem alarde. Ele precisa se sentir comunicado, importante.

4 – VOLTOU? COMEMORE MESMO!
Se seu filho estiver acordado quando você retornar, mostre mesmo o quanto sentiu a falta dele. Se estiver dormindo, jamais deixe de ir até ele também. Dê um beijo, ajeite a coberta e ele já vai saber que você esteve por perto. E terá uma noite tranquila.

5 – HONRE OS HORÁRIOS
Faça tudo para chegar no horário que marcou com ele, pois a demora é angustiante para a criança.

6 – O ADULTO É VOCÊ
Pode acontecer do seu filho tentar punir você pela ausência temporária. Vai usar artifícios como fingir não ver ou até conhecer você. É a saudade que virou mágoa. E é você que não pode reagir mal, para, claro, não reforçar a tristeza que ele ainda está sentindo. Encare a atitude com naturalidade e tente quebrar o gelo fazendo uma graça ou sugerindo uma brincadeira.

7 – PRESENTE TODOS OS DIAS, NÃO!
Vivemos buscando maneiras de agradar nossos filhos, claro. Mas os presentinhos para suprir nossa ausência é um tipo de erro que, além de criar um mau hábito de cobrar pela recompensa, pode fazer com que ele não manifeste seus reais sentimentos. Segundo os especialistas, facilita formar pessoas inseguras ou manipuladoras. Não quer dizer que não possamos fazer uma surpresa de vez em quando.

8 – ACABARAM AS FÉRIAS. E AGORA?
Os deliciosos períodos de convívio diário são seguidos de difíceis separações. É na hora de voltar à rotina que aparecem as dores de barriga, de cabeça, as cobranças. Aproveite ao máximo esses dias mais juntos, mas, quando eles acabarem, não se culpe. No fundo, as crianças gostam de suas atividades de rotina e ficam felizes em retomá-las.

9 – VIAJE SEM DRAMAS
Se você vai viajar e se ausentar por mais de um dia, seja honesta com seu filho. A pessoa que você confiou deixá-lo também é uma aliada. Para os menores, o que vai contar é ele se sentir seguro. Os mais velhos, a partir de 5 anos, já conseguem ter noção do tempo e uma ideia é criar com ele um calendário, para ele ir contando os dias, mas em tom de brincadeira mesmo.

10 – JAMAIS SUBESTIME O QUE ELE SENTE
Chorar ou agarrar-se ao seu pescoço são reações naturais em crianças de qualquer idade. E o seu papel é sempre de acolhimento. Explique com amor e carinho, e quantas vezes forem necessárias, que você tem que ir, mas que vai voltar.

Boa viagem!
Materia da revista CRESCER Agosto/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário